quarta-feira, 13 de março de 2013

Óleo de cozinha, sabão e biodiesel na amazônia....jogo dos 7 erros

Os colegas jornalistas que me desculpem, mas antes de publicar a matéria, procurem um consultor técnico para evitar erros como os que ocorrem na reportagem a seguir.

"MANAUS – O conceito ‘ecologicamente correto’ permeia o cotidiano da população da Amazônia. No Amazonas, duas instituições de ensino superior realizam pesquisa para reutilizar o óleo de cozinha (geralmente jogado na pia) e transformar o líquido em combustível, sabões e detergentes.

O graduando em Engenharia Ambiental da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Adilson Jardim, usa o processo de transesterilização: álcool com hidróxido de sódio (que inclui soda cáustica) usado como catalisador. A união dos elementos resulta em metóxido que, em contato com óleo aquecido, produzirá metanol inflamável. Com isso, é possível separar o glicerol, utilizado para fabricar sabões e detergentes.

“Unimos os produtos, agitamos por 40 segundos e deixamos reagir. Depois são feitas lavagens aquosas e então o produto fica pronto para ser usado. Atualmente, são precisos de dois a três dias para transformação, mas em grande escala, isso deverá ser reduzido”, explicou o estudante."

Louvável iniciativa, péssima redação científica.
O texto completo pode ser lido aqui.
Abraços, Fred

Um comentário:

Unknown disse...

a falta de conhecimento de quem redigiu o texto e tanto, que é praticamente impossível entender o que ele queria dizer rs

Seguidores