domingo, 2 de dezembro de 2012

ENEM 2011 - Um pouco mais...

Olá, gente. Mais uma vez, vamos nos debruçar sobre os dados do ENEM 2011. Já tivemos algumas discussões sobre os dados e pretendemos continuar as mesmas. No post passado, usamos uma planilha de dados com os resultados já analisados e separados por escolas. Desta vez, nós obtivemos os dados originais completos para as análises que faremos a seguir. Os mesmos podems ser obtidos a partir do INEP. Enfim, aqui vamos nós. Cremos ser interessante ter uma dimensão do ENEM. Na sua edição de 2011, o mesmo aplicou 3.993.671 provas, isto representa quase 4 milhões de estudantes. Contudo, somente cerca de 31% tem a categoria da sua escola identificada (1.270.622 estudantes). Ou seja, só sabemos se a escola é federal, estadual, municipal ou privada de cerca de 30% dos estudante. É importante termos ideía desta dimensão. Dentre os que identificaram a categoria de escola, temos: Federal 22.300 (cerca de 1,8%) Estadual 970.539 (cerca de 76,4%) Municipal 15.810 (cerca de 1,2%) Privada 261.973 (cerca de 20,6%) Notamos, então, que a grande maioria dos estudantes estão em escolar da rede estadual. Vamos, então, aos resultados. Aqui devemos destacar que fizemos uma primeira análise a partir das diferentes provas apllicadas. O ENEM realiza as suas provas em quatro categorias, incluido uma redação. Nós analisamos as notas obtidas nas categorias Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (Biologia, Física e Química), Ciências Humanas e Suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), Línguas, Códigos e Suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação) e Matemática e Suas Tecnologias (Matemática). Aqui está o resultado geral nacional por categoria:
Vamos, então, aos resultados por categoria escolar (Federal, Estadual, Municipal e Privada) e por área de conhecimento.
A partir das médias nacionais, por categoria e por área de conhecimento, podemos verificar que a rede Federal obteve as maiores médias em todas as provas, seguida pela rede Privada. Já a rede Estadual sempre obteve os menores valores médios em todas as provas. Embora, tais valores não sejam muito diferentes, resolvemos aplicar uma Análise de Variância para verificar se tais diferenças são estatisticamente significativas ou não. Para nossa surpresa, verificamos que as médias são estatisticamente diferentes, ao nível de confiança de 95% (Teste de Tukey). Também devemos ressaltar que a rede Estadual apresenta os menores valores de desvio padrão. Isto indica o quando os valores se distribuem ao redor do valor médio. Assim, parece existir indicações de que a rede estadual apresenta uma distribuição mais concentrada ao redor da média, com uma menor variação das notas, sugerindo uma maior homogeneidade na mesma. Enfim, por enquanto, é isto. Voltaremos assim que tivermos mais análises. Abraços, Fred

2 comentários:

Wagner disse...

Interessante!
Eu achei que as escolas privadas fossem ter as melhores notas. Mesmo assim, uma grande parcela foi excluída da análise (por falta de dados), portanto fica difícil afirmar a validade dos dados para o conjunto completo de provas realizadas, vc não acha?

Unknown disse...

Muito obrigado pelo seu comentário.
Realmente, quando iniciei esta análise, também tinha esta ideía de que as escolas privadas iriam apresentar resultados melhores. Entretando, a nível nacional, as melhores médias estão nas escolas Federais. Devemos ressaltar que elas representam somente 1,8% do total, enquanto que as privadas somam mais de 20%.
Também acho um pena que somente 30% das escolas tenham a sua identificação. Contudo, isto não invalida as análises, já que temos que trabalhar com os dados de que dispomos. Ainda assim, sempre é uma surpresa aparecerem tais coisas.
Muitas vezes, tomamos os dados como sendo absolutos e perfeitos; enquanto que na realidade estão longe disto.
Abraços, Fred

Seguidores