domingo, 9 de dezembro de 2012

ENEM 2011 - Um Pouco Mais...II. O Estado de Goiás

Olá, gente, Mais uma vez, vamos apresentar uma análise sobre os dados do ENEM 2011. Desta vez, iremos nos concentrar no estado de Goiás. O Estado de Goiás teve 49.285 inscritos no ENEM de 2011. Os mesmos distribuiram-se dentre as diferentes redes de ensino:
Podemos notar que a rede estadual corresponde a quase 80% de todos os incritos, enquanto que a rede privada contém aproximadamente 19% dos mesmos. Em termos da médias gerais, temos os seguintes resultados:
Para efeito comparativo, apresentamos os dados nacionais mais uma vez:
Podemos observar que o estado de Goiás não encontra-se muito distante da média nacional. Várias das suas notas máximas são idênticas às nacionais. Por fim, seguimos com a comparação por categoria administrativa (Federal, Estadual, Municipal e Privada). Ciências da Natureza:
Poodemos observar que, em média, a rede privada obteve a maior nota, seguida pela rede federal. Os testes estatísticos (Tukey a 5% de significância) indicam uma diferenciação entre os valores médias das 4 redes, sendo que a rede estadual obteve a menor média. Ciências Humanas:
Mais um vez, o quadro se repete. A rede privada obteve a média mais alta, seguida pela rede federal, enquanto que a rede estadual obteve o menor resultado. As quatros redes apresentam médias estatisticamente distintas. Língua:
Novamente, observamos o mesmo quadro, com a rede privada obtendo as maiores notas médias, seguida pela rede federal, enquanto que a rede estadual apresenta a menor nota média. As médias continuam a serem estatisticamente distintas. Matemática:
E o quadro se repete mais uma vez. A rede privada apresenta a maior nota média, seguida pela rede federal, enquanto que a rede estadual segue com a menor nota média. Neste caso especifíco, as notas médias das redes Privada e Federal não são estatísticamente diferentes entre si. Para o caso específico do estado de Goiás, é interessante ressaltar que a rede privada apresentou melhores médias do que a rede federal. Já a nível nacional, a rede federal obteve melhores resultados. Contudo, o quadro nacional repete-se no estado de Goiás, pois a rede estadual apresenta as menores notas médias. Bom, ficamos por aqui, mas se interessar ou tiver alguma questão mais específica, por favor, não hesite em nos contatar e tentaremos atender-lhe. Abraços, Fred

Nenhum comentário:

Seguidores