terça-feira, 27 de novembro de 2012

ENEM 2011 - Uma Breve Análise

Oi, gente, Como já saíram os dados do ENEM 2011, acho que vale a pena a gente se debruçar sobre os mesmos e refletirem o que eles podemos nos dizer. Críticas à parte, um sistema de avaliação/acompanhamento/correção é necessário para que possamos sempre verificar se estamos no rumo desejado e se as mudanças são efetivas e desejadas. A primeira vista, fizemos um balanço da média geral entre as escolas estaduais, federais, municipais e particulares, bem como uma comparação inicial entre os dados do interior e da capital e da média geral nacional. Senão vejamos,
Tomando a média geral, como parâmetro de comparação, notamos que não se apresentam grandes diferenças entre os diferentes setores, ainda que a rede estadual tenha a menor média geral. A diferença - em média - entre as redes Federal, Municipal e Privada é mínima, cerca de 7 pontos. Em termos de valores máximos, podemos notar que a rede privada obteve a maior nota geral, e que as redes municipal e federal estão relativamente próximas da mesma. Em termos de notas mínimas, as redes federal, municipal e privada apresentam desempenhos similares, enquanto que a rede estadual obteve o menor resultado. Comparando-se as médias gerais obtidas pelas escolas da capital - Goiânia - com a dos municípios do interior do estado de Goiás, obtivemos os seguintes dados:
Mais uma vez, ao analisarmos os dados, cruzando a média geral da capital com as escolas do interior, não observamos grandes diferenças. Na média geral, as escolas da capital obtiverm cerca de 48 pontos a mais. Entretanto, em relação à mellhor nota obtida, esta diferença cai para cerca de 13 pontos. Comparando com a média nacional:
Em breve, caso interesse iremos continuar esta análise com os dados por prova e analisando por categoria. Abraços, Fred

2 comentários:

Márlon Soares disse...

Ótima análise Fred.

Qual a conclusão que podemos tirar disso?

Simples: a escola no Brasil, seja pública ou privada, é de fato, muito ruim. Todas elas.

Como você mesmo mostrou, as diferenças não são significativas. E mais. Como se explica que as escolas que preparam exclusivamente para o vestibular e seus alunos tem praticamente dedicação integral à essas atividades podem ter notas próximas às públicas?

Dois aspectos: 1) Ambas são muito ruins; 2) A pública é ruim, mas não é tão ruim como pode parecer em comparação às privadas.

É isso.

Um abraço.

Unknown disse...

É verdade, Márlon. Também venho chegando a essa conclusão. Contudo, podemos iniciar uma outra vertente de discussão sobre o conteúdo que é abordado no Ensino Básico e sobre o que é cobrado no ENEM. Será que efetivamente é um conteúdo signifigativo para os nossos estudantes? De qualquer maneira, isto já é outra discussão.
No momento, estou interessado em tentar extrair o máximo de material dos resultados do ENEM, inclusive com a comparação com ENEM anteriores, para verificar se realmente estamos fazendo algum progresso. Ou menos, em relação ao ENEM.
Abraços, Fred

Seguidores