quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MEC estuda fusão das disciplinas Biologia, Física e Química

Gente, A Divisão de Ensino da SBQ enviou uma carta enviada ao Sr. Ministro da Educação sobre a fusão das disciplinas Biologia, Física e Química. Ficam aqui as mesmas perguntas que a SBQ se faz: "Quais as universidades que possuem atualmente cursos para formação de professores de Ciências para atuar no Ensino Médio? Quanto tempo elas necessitariam para formar uma nova leva de professores com esse perfil? Existem professores que assumiriam o desafio de ensinar mais de uma das disciplinas das Ciências? São poucos se comparados com o número total de professores das três disciplinas. Desse pequeno grupo, quantos conseguem fazê-lo com competência e quantos se esconderiam em práticas pedagógicas obsoletas que exigem a memorização de informações em detrimento de um aprendizado mais efetivo? O que será feito dos atuais professores das disciplinas enquanto não forem preparados para assumir a nova disciplina? Serão dispensados? Serão requalificados? Serão colocados na nova sala de aula e terão que "se virar" para atender a nova proposta ou simplesmente farão o que sempre fizeram? O que essa proposta traz de avanço para a qualidade do ensino? Quais são os argumentos que a justificam? Há algum exemplo internacional de tomada dessa medida? Há trabalhos acadêmicos que estudam ou estudaram essa alternativa? Há subsídios científicos que mostram a real eficácia da proposta? Se afirmativo, quais os resultados obtidos? O que foi feito para preparar a aplicação dessa mudança? Se essa ideia teve êxito em outro país, não seria interessante começar por uma avaliação piloto isenta? " Em particular, a última questão é extramamente pertinente. Mudanças em Educação são GERACIONAIS. Ou seja, levamos muito tempo para verificar os efeitos das mesmas. Logo, devemos tomar muito cuidado ao propor alterações. E acompanhar com todo o cuidado as mesmas, inclusive com a organização de projetos pilotos e avaliações constantes. Mais ainda, recentemente foi divulgado o ranking da Educação mundial da UNESCO, na qual o Brasil ocupa a 88a posição. Aqui estão os 10 primeiros lugares: 1 Japão 2 Reino Unido 3 Noruega 4 Cazaquistão 5 França 6 Itália 7 Suíça 8 Croácia 9 Holanda 10 Eslovénia Fonte: http://www.unesco.org/pv_obj_cache/pv_obj_id_0CE36B5FE2F7FB4483239B099E4BC4D54BA50100/filename/gmr2011-efa-development-index.pdf Fica a pergunta: Por que não verificar como funcionam os melhores sistemas educacionais e adaptar os mesmos ao Brasil? Será que são tão diferentes assim da nossa cultura? Enfim, cabe uma reflexão. Abraços, Fred

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