domingo, 25 de março de 2012

Sucralose X Açucar invertido X Sacarose X Glicose

Já faz algum tempo que tudo isto se confunde na minha cabeça....ouço gente falando de açucar invertido...de sucralose....dietas e etc e tal. Enfim, gostaria de gastar algum tempo tentando arrumar isto para. Assim, montei este pequeno sumário. Sacarose - É o nosso açucar de mesa, e é formado por uma molécula de glicose e uma de frutose. Glicose - é um monossacarídeo, fornecedor de energia para o organismo. É um açucar de 6 carbonos. Frutose - é um monossacarídeo, também é uma fonte de energia. Encontrado em frutas. É um açucar de 6 carbonos. Glicogênio -É um polissacarídeo, formado por moléculas de glicose. Amido - Também é um polissacarídeo, formado por moléculas de glicose. Sucralose - É um adoçante artificial, sendo aproximadamente 600 vezes mais doce que o açucar. Açucar Invertido - É produzido pela quebra da sacarose, liberando a glicose e a frutose. A sacarose é dextrógira, enquanto que a solução formada por glicose e frutose é lexógira. Daí o termo açucar invertido. Abraços, Fred

4 comentários:

Anônimo disse...

Sacarose é vida!

Andji Romact disse...

Olá, gostei de sua portagem, me esclareceu bastante. Mas uma curiosidade, se eu adotar um adoçante no café, leite e suco, não faltará energia para minha célula, já que ela precisa de glicose? Ou só absorverei pelas frutas?

Andji Romact disse...

Olá, gostei de sua portagem, me esclareceu bastante. Mas uma curiosidade, se eu adotar um adoçante no leite, suco e café, não faltará energia para minha célula, que é a glicose? Ou absorverei pelas frutas e etc? Abraços.

Unknown disse...

Olá, como você mesmo disse, faltará energia para sua célula, já que os adoçantes tem um conteúdo calórico insignificante. Contudo, temos outras fontes de glicose que serão usadas/absorvidas. O adoçante serve apenas como um controle/redução da quantidade de calorias que ingerimos diariamente. Abraços

Seguidores